"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Breno e Gustavo












Gustavo é a primeira voz e toca gaita (como ele chama o arcodeon). Breno, a segunda voz, também tira um som na viola caipira. Ambos são produtores musicais e se conheceram nos estúdios. Na época, eles acompanhavam músicos em shows e gravações. De encontro em encontro, a afinidade veio à tona e eles decidiram ensaiar e tentar uma carreira.

A dupla foi formada em 2005. Mas, o sonho do sucesso é antigo. Afinal, os meninos cresceram em meio a talentos. O avô de Breno e um tio formam a dupla Advogado e Engenheiro e a mãe, Lia Monteiro, é cantora, e o pai, Euclides de Freitas, é radialista e lançou famosos como: Chico Rei e Paraná, José Mulato e Cassiano, Rick e Renner, etc. “Um dia, o Programa Terra Nativa, do Guilherme e Santiago, contava a história de Rick e Renner, quando Rick mandou um abraço para meu pai. Foi onde tudo começou”, lembra Breno.

Gustavo tem o pai cantor (coral de igrejas) e a avó contralto (segunda voz feminina em orquestras). Sua bisavó também era talentosa e tocava violino. Com apenas quatro anos ele ganhou do pai uma sanfona, e vieram os primeiros acordes. Logo viram que o guri tinha a veia artística da família: “aos sete anos pedi uma gaita de Natal. Logo fui para o conservatório, e com 14 anos saí tocando e não parei mais”. O gaúcho, que cantava músicas regionais, veio em 1997 para Brasília fazer o curso de Verão da Escola de Música (EMB), e, acabou ficando. “Este foi o verão mais longo da minha vida”, conta aos risos. Hoje, Gustavo já é músico profissional. Mas, continua estudando na EMB e participando dos cursos de verão. (http://www.emb.com.br)


Carreira

A dupla Breno e Gustavo está em fase de pré-lançamento. Gravaram o primeiro disco, Sintonia, no intuito de mostrarem seus talentos. Eles têm composições. Mas, neste disco utilizaram regravações, misturadas às músicas da dupla. Há músicas de Zé Mulato & Cassiano, Peninha, Rick, César Augusto e Zezé di Camargo, dentre outros. Segundo Breno, é mais fácil vender um produto conhecido. “A estratégia é comum e foi usada por César Menotti e Fabiano, Jorge e Matheus e Vitor e Léo”, afirma. Ele lembra que as rádios trabalham músicas inéditas. Mas, que o que destaca é o trabalho autoral. Quanto a cederem suas canções, Gustavo brinca: “música nossa é tão boa que a gente guarda para nós”.

No começo de carreira é comum fazer participações em abertura de shows e tocar em casas noturnas. Com Breno e Gustavo não está sendo diferente. A dupla cantou com Chico Rey e Paraná (2007) e faz participação em shows pela Capital. Também cantam semanalmente em uma casa de Taguatinga. Eles gostaram da experiência de abrir o show de uma dupla de sucesso e sentiram-se à vontade no palco frente à platéia lotada. Já quando o assunto é televisão, Gustavo confessa: “não fico nervoso no palco, só na televisão. Sou tímido!”. Eles já apareceram em várias emissoras. Tudo faz parte do lançamento do trabalho.



Inspiração

Segundo Breno, a música sertaneja tenta contar histórias que todo mundo vive. Ele defende: “muita gente fala que é música de chifrudo. Mas, tem a música do relacionamento que deu certo, do que deu errado, do cara que gosta da mulher do amigo. Tudo quanto é história do dia-a-dia, normalmente são os temas que a gente usa para compor sertaneja.


Fã Clube

A irmã de Breno, Sarah Gabriela, está organizando o primeiro fã clube da dupla. Os dois falam da importância deste apoio. “O fã clube puxa o púbico, anima a galera. Se um não começar a bater palma, ninguém bate”, fala Breno que não acha a reação exagerada. Para ele, todo artista gosta. O grupo tem coreografia, grito de guerra e camisetas personalizadas. Breno e Gustavo dão presentes aos fãs, como Cds, descontos e cortesias. A coisa é bem organizada e todo material publicitário deve passar pela aprovação da dupla.

Assédio

Todo cantor passa por situações de euforia e assédio por parte dos fãs. No caso da dupla não é diferente. Breno e a noiva lidam bem com a situação. Ele conta que ela não gosta de ir aos shows, pois eles estão preocupados com o trabalho e não podem dar atenção. “Mas, mulher de músico tem que ser mulher de músico”, ri Breno. Já com Gustavo, apesar do assédio e suspiros que seus belos olhos azuis e o sorriso causam, sua esposa entende bem a profissão. Quando se conheceram ele já tocava em bares, saindo à noite, e chegando de manhã. No caso dele a história inverte - Gustavo não leva a esposa para os shows, pois é ciumento. “Ela é bonita e os caras chegam nela! Aí eu perco a concentração”, confessa.

Sangue de barata

Falta de limite é te arranhar, beijar, arrancar pedaço da roupa. Breno lembra que levou levei uma arranhada nas costas que quase o arrancou pedaço. Já Gustavo fala sobre a fã, que o pediu um beijo e mordeu seu pescoço: “fiquei bravo, pois ficou roxo”. Mas nem por isso os meninos perdem a pose. Breno explica que um fã que se ganha, traz mais 10. Já o que se perde, leva 50. Por isso, mesmo que haja exageros, eles não tratam ninguém mal. “Para isso tem o chato da dupla, que geralmente é um produtor ou o empresário”, diz Breno. “O sonho de todo artista é ser parado para tirar uma foto com alguém que ele nunca viu. É isso que a gente busca”, completa Gustavo. A oportunidade de o fã ter contato com os ídolos é nos shows, ou quando os encontra ocasionalmente. Em Brasília não há tanta euforia, pois eles moram aqui e circulam livremente. Mas, em outras cidades em que tocam suas músicas o assédio é maior; “a pessoa vê a oportunidade da vida dela naquele momento, quando te encontra. Aí vêm os exageros. Nos shows o artista sai do carro para o camarim. Não tem como se aproximar”, diz Breno.

Patrocínios

Os meninos confessam que é difícil conseguir patrocínio. “Tudo depende do momento da carreira”, explicam. Segundo eles, quando se está em alta, com a música tocando, o patrocínio te procura. Mas quando se está em baixa, que é quando você mais precisaria, há dificuldades. Breno, baseado na experiência da dupla do avô e do tio, fala com precisão: “é difícil colocar músicas nas rádios. Você fica preso em um ciclo: para fazer shows tem que estar nas rádios. E para estar lá, tem que estar fazendo show. Um depende do outro”, explica.

Para tocar em uma casa noturna a música tem que tocar nas rádios. Publicidade também é muito importante, e, todo material de divulgação é doado. “Você vai às rádios e deixa uns 50 CDs, que vão para sorteios, diretores, locutores, biblioteca...”, diz Breno. Os Cds para as rádios são investimento promocional. “A gente tem um bom retorno aqui e em São Paulo”, afirma Breno. A música ‘Nóis só qué podê’, lançada em novembro, está entre as 20 mais tocadas no interior de SP. Em abril Breno e Gustavo vão para o interior fechar uns shows.

Mas, os meninos já têm um grande apoio, a empresa Flor do Serrado, que os auxilia no transporte, dentro e fora de Brasília. (http://www.flordoserrado.tur.br)

CURIOSIDADES

Gustavo é um moço prendado. Ele quem cuida da casa e sabe até cozinhar...Pense!

Até na hora de ir as compras os dois são parceiros. Gustavo, vaidoso, pede dicas a Breno. Que dúvida né amigo!















AGENDA

Quarta Mística e Sertaneja. A partir das 21 hrs.
Show de Breno e Gustavo e dança do ventre com Ohana Garcia


Beeritas Bar - CNA 04 lote 01. Praça do Di - Taguatinga.

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Ver meu perfil completo

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog