"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Ausências são destaque na edição 2009 do prêmio “Melhores do Movimento Country”

Por, Fábio Dorneles do Território Sertanejo.

Começou ontem a edição 2009 da tradicional eleição “Os Melhores do Movimento Country”. A eleição é realizada pelo site curitibano Movimento Country e entram na disputa os nomes que mais se destacaram em cada categoria da música sertaneja no ano de 2009. Entre as categorias estão as de melhores artistas, trabalhos (CD e DVD), meios de comunicação, grupos e casas ligadas ao segmento Country e Sertanejo de todo o Brasil.

Já a algum tempo acompanho a premiação que ganhou respeito e credibilidade de toda a classe sertaneja, porém esse ano alguns detalhes chamaram a nossa atenção em especial. Nomes que brilharam no decorrer da temporada não aparecem na listagem, e nomes desconhecidos e equivocados figuram mesmo que sem nenhuma expressão.

Um dos casos mais intrigantes é a Festa do Peão de Osasco concorrer na categoria de melhor rodeio do ano mesmo que não tenha acontecido uma edição 2009. E grandes eventos como Rodeio de Cajamar, vencedor do Troféu Arena de Ouro 2009 não constar na lista. Outra ausência sentida é na nova categoria, “Fotógrafos de Balada”, o fotógrafo Rogério Tarzan de São Paulo não aparece na lista e nem a conhecida Débora Gomes, de Sorocaba.

Nome forte mas ausente na eleição a rádio mineira Paranaíba FM, importante nas regiões sudeste/centro-oeste não aparece como candidata. O mesmo ocorre com o site Blognejo, antigo blog No Embalo. O veículo foi indicado pelo jornal O Estado de São Paulo como um dos melhores sites sertanejos do Brasil e não aparece na lista. Na contramão, sites que apenas fotografam baladas mas não escrevem uma linha sequer sobre o segmento sertanejo tem destaque no prêmio.

Agora estranheza mesmo acontece na nova categoria “Colunistas de Rodeio”, tirando Marcelo Murta e Eugênio José nenhum dos outros nomes escreve sobre rodeio. Pelo menos não que eu saiba. Rodrigo Hadad e Beto Garja falam sobre country. André Tomiatto sobre música e por aí vai.

Outro equívoco da organização do prêmio está na categoria melhor DVD, César Menotti & Fabiano não lançaram nenhum DVD em 2009. O último “Voz do Coração” foi lançado em 2008, o mesmo aconteceu com Hugo Pena & Gabriel na categoria melhor CD.

Categoria que brilhou em 2009 mas que não foi lembrada , os blogs sertanejos cresceram e apareceram. Chamaram a atenção da mídia e de artistas, viraram febre. Muita dupla correu e criou o seu para ficar mais próximo do público. Gente boa mostrou a cara, como o blog Diário Sertanejo, lá de Brasília que trata o assunto com mais seriedade que muito site especializado por aí.

Tirando esses pequenos equívocos, a eleição deve acontecer de maneira tranqüila e com boa repercussão da mídia sertaneja, assim como nos anos anteriores. Sim, é isso, enquanto não surgir uma eleição feita por gente que pensa o sertanejo nas várias regiões desse país, a música e suas vertentes infelizmente vai continuar com apenas uma direção: São Paulo/Paraná.

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Ver meu perfil completo

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog