"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Lista negra do MMA castiga devastadores da Amazônia

Em matéria recente, a Revista Época mostrou o quadro dos campeões de desmatamento da Amazônia. Uma lista criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem a função de castigar quem derruba a floresta, através do embargo ao crédito.

Conforme dados, 43 municípios foram enquadrados, e Paragominas (Pará) foi um deles . Na prática, ficaram com o "nome sujo" e sem acesso à financiamentos bancários.

Para retomar o crédito os produtores precisariam mostraram publicamente que podem ter práticas sustentáveis.


PARAGOMINAS

Erguida em 1965, a cidade ganhou muito dinheiro com a exploração madeireira. Sua colonização também foi marcada pela derrubada da mata para criar pastos.

A devastação trouxe consequências. As madeireiras quebraram, os empregos sumiram e, em 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade chegou a 0,69 - menor que a média do Pará e do Brasil.

Mas a cidade reagiu. O prefeito Adnan Demachki reuniu-se com produtores, comerciantes e moradores para conscientizá-los acerca da situação e de suas consequências. Uma estratégia de redução da devastação foi traçada, sem ser imposta aos moradores. Metas de replantio foram colocadas e os produtores trataram de fazer sua parte, recuperando a beira de rios para preservação da água. Várias mudas foram plantadas.


Rogério Cassimiro / Época

Pércio de Lima em sua fazenda. Graças à mobilização dos fazendeiros, os bancos voltarão a conceder crédito rural no município


Alguns moradores foram relutantes, mas sob a orientação de vizinhos, ou para voltar a ter crédito nos bancos, acabaram cedendo e o desmatamento caiu 43% em 2008, e 86% em 2009. A reação do município é exemplo de solução econômica para a Amazônia.

A Secretaria Municipal de Planejamento também se empenhou e mobilizou o IBAMA, o governo do Estado, e todos os seguimentos interessados no plantio na reserva legal, afim de debater regras que permitam o plantio e a colheita nas áreas desmatadas.

Uma parceria com o SEBRAE, no Projeto de Sustentabilidade Ambiental, prevê R$ 1,8 milhão de investimentos em reflorestamento e manejo florestal, nos próximos 3 anos.

Os bancos do Brasil e da Amazônia, assim como o IFC (pertenente ao Banco Mundial), estiveram lá para ver os trabalhos. Ou seja, Paragominas é um exemplo para outros municípios. Parabéns...


Saiba Mais: Prefeitura Municipal de Paragominas


LISTA DO BEM

O consultor do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Azevedo, explica que uma lista positiva, de municípios com ações sustentáveis, está sendo elaborada.

Para fazer parte dela não basta reduzir desmatamento. Será preciso um sistema de monitoramento e gestão, e uma estratégia de recuperação florestal. Quer fizer isso terá direito à um pacote de benefícios, como: prioridade na regularização fundiária e compensação de juros para as propriedades que cumpram a reserva legal. Outro ponto seria destinar recursos para pesquisa e desenvolvimento.

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Ver meu perfil completo

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog