"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Dia do Sertanejo

ORIGENS

A mistura entre brancos e índios gerou o povo sertanejo. O jesuíta, o vaqueiro e o bandeirante foram os primeiros brancos a migrarem, e deram origem aos tipos populares que compõem o sertão: o beato, o cangaceiro e o jagunço.

Tanto o cangaceiro quanto o jagunço foram guerreiros. O cangaceiro agia em bando ou por conta própria - como andarilho que obedecia às leis do chefe do bando. Já o jagunço agia sozinho para proteger alguém: coronéis ou pessoas com quem tinha uma dívida de honra.

CLIMA E VEGETAÇÃO DO SERTÃO

A começar pelo solo e o clima, tudo é adverso. O sertanejo sobrevive porque é uma raça forte. Assim como o cacto mais resistente, ele foi feito para o sertão. Tem o pêlo, o corpo e a psicologia próprios para suportar o suplício da seca. Conhece profundamente a flora e fauna.


IMPORTÂNCIA DOS VAQUEIROS

O fazendeiro dos sertões vive longe de suas propriedades, e quem cuida das terras é o vaqueiro, o peão. São famílias inteiras que dedicam suas vidas às terras. As esposas (sertanejas) são, em geral, rezadeiras, rendeiras, doceiras ou donas de casa. E os filhos ajudam no trato à terra e aos animais.

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Ver meu perfil completo

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog