"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Sertanejos estão entre maiores arrecadadores de direitos autorais nas festas juninas

Pelo segundo ano consecutivo, o rei do Baião, Luiz Gonzaga, foi o autor com o maior rendimento de direitos autorais nas Festas Juninas de 2010, de acordo com Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Mais de 4.600 compositores, intérpretes e músicos foram beneficiados pela distribuição no período, recebendo um montante superior a R$ 1,8 milhão.
A tradição ainda impera no festejo. As músicas mais tocadas foram "Festa na roça, Pula fogueira, Olha pro céu, O sanfoneiro só tocava isso e Quadrilha brasileira".

Foto: Yuri
A novidade do ranking é o segundo colocado: Sorocaba (Fernando e Sorocaba). O artista é compositor de grandes sucessos , como "Paga-Pau" e “Meteoro” (sucesso na voz de Luan Santana).

Sorocaba tem destaque como cantor. Mas, há autores que não são conhecidos pelo público.
“Por isso a retribuição autoral é tão importante, pois beneficia principalmente o compositor, o criador da obra. Muitas vezes ele aguarda ansiosamente essa época do ano para receber seus direitos autorais, já que músicas típicas, como as de quadrilha e baião, não costumam tocar nas rádios durante o ano”, lembra o gerente executivo de Distribuição do Ecad, Mario Sergio Campos.


A música sertaneja e o forró também são ritmos comuns nestes eventos. Dorgival Dantas (autor de “Você não vale nada") e Euler Coelho (autor de “Chora me Liga”) figuram entre os 10 artistas com maior rendimento em direitos autorais nas festas juninas de 2010.

No terceiro lugar vem Tato (Grupo Falamansa - autor de “Rindo à Toa” e “Xote dos Milagres”), que revela que neste período chega a fazer cinco shows por dia.
Eu busco muito, preciso do direito autoral para sobreviver e, assim como eu, artistas que não são intérpretes precisam mais ainda do direito autoral. O direito autoral é um direito nosso.

O vocalista participou da campanha Vozes em defesa do direito autoral. "E que vozes!", disponível no site do Ecad.

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Ver meu perfil completo

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog