"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Picolés fazem a alegria dos animais no Beto Carrero World

Está enganado quem pensa que o desconforto provocado pelo calor incomoda apenas os seres humanos. Alguns animais padecem tanto quanto o homem em dias dominados por altas temperaturas.

Para amenizar os efeitos do verão, o Zôo do Beto Carrero World produziu picolés específicos para os bichos (frutas, de carne vermelha e até de peixe).

As espécies estão adaptadas a apanhar seu próprio alimento na natureza, disputando território e parceiros. Deste modo, é natural que a rotina de um cativeiro seja monótona. A partir da compreensão deste contexto, o parque promove, há 3 anos,uma diferenciação no cotidiano dos animais.

Os picolés são produzidos na cozinha do Zôo com carnes e frutas congeladas, em baldes plásticos ou garrafas pets. Eles recebem o alimento uma vez por semana, para que não percam o interesse.
“O animal fica estressado com os limites impostos por essa rotina fora de seu habitat natural, que lhe exige pouco movimento. Além de alimentar e refrescar, o picolé torna-se um prazer, pois eles passam horas tentando descobrir como devorá-lo mais rápido”, explica a bióloga Kátia Cassaro, responsável pelo Zôo.
Basta o tratador pegar o barco para atravessar o lago, que separa a Ilha dos Primatas dos visitantes, para logo se ver macacos correndo ao seu encontro. Eles adoram o picolé de abacaxi.
Alguns deles já descobriram que ao quebrar o gelo o acesso à polpa da fruta é mais rápido. Assim eles pisam em cima até conseguir o intento. As macaquices, é claro, arrancam muitas risadas do público.


Da mesma forma, tigres e onças com seus picolés de carne e ursos com seus picolés de peixe, atraem a simpatia dos curiosos. Eles rolam a pedra de gelo de um lado para o outro, lambem, mordem. Comprovando a velha teoria de que a grama do vizinho é sempre mais verde, os animais até ousam uma troca de picolé com os companheiros de cativeiro. Mais uma prova do quanto o enriquecimento ambiental é favorável ao desenvolvimento cognitivo das espécies cativas.

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Ver meu perfil completo

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog