"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Seu instrumento está velhinho? Talvez você precise de um LUTHIER

Quem tem amigo músico deve saber que os instrumentos musicais são como filhos. "Eles tem tanto carinho com os mesmos que tem até namorada enciumada..."

Wandler mostra um de seus violões, em fase de produção


Mas é para ter apreço mesmo! Afinal, a maioria começou brincando com um instrumento até desenvolver um dom que estava adormecido.
Boa parte herdou o presente de alguém da família, geralmente músico também. Portanto, eles costumam ser bem surrados. Outros os ganharam novos ou compraram, mas usam tanto que os pobres ficam bem gastos.

Mas não precisa desanimar...pois "quanto mais usado, melhor a adaptação ao instrumento. E, dependendo do caso, até o som fica melhor", garante Wandler Cunha, mais conhecido como WANDLER LUTHIER.

O nome artístico (pois ele também é músico) vem do termo luteria - arte de fazer instrumento musical de cordas. O profissional que maneja esta arte é chamado de “liutaio, luteiro, lutiê ou luthier”.
"Fazer nascer um instrumento de um pedaço de madeira bruta precisa de muita perseverança" - Wandler
A luteria ou liuteria é uma manifestação artística que engloba a construção e restauração (artesanal) de instrumentos de corda com caixa de ressonância como: violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, cavaquinho, bandolim, enfim qualquer instrumento de corda.

Por generalização, o termo é utilizado para os construtores de qualquer tipo de instrumento, seja de corda, arco, sopro ou percussão. Refere-se também a quem cuida da parte elétrica e acústica e da regulagem de um instrumento.

O luthier explica a variedade de madeiras brasileiras, ainda inexploradas pela indústria, e a diferença sonora que elas proporcionam.

A importância do profissional

Tyty Moreno - aprendiz de Luthier e ajudante de Wandler

Nos últimos dez anos aumentou muito o número de luthiers no Brasil, pois além do desgante natural do uso, muitos violões e guitarras saem das lojas "perfeitos" mas não adaptados a quem vai usá-los.
Aí entra em cena o luthier, que vai ajustar e regular o braço, a altura e a tensão das cordas. Enfim, vai proporcionar a tocabilidade do instrumento e corrigir pequenos erros de fabricação que contam no resultado final: o som!
Saiba Mais sobre o belo trabalho deste Luthier WANDLER: Aulas de Luthreia, fabricação e reforma de instrumentos de corda, regulagens...

CCSW 05 Bloco A, loja 34. Edifício Ômega Center
Sudoeste - Brasília / DF
(61) 9267.6344

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Visualizar meu perfil completo

Siga-nos por e-mail

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog