"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Nova variedade de abacaxi sem espinhos e com menos acidez

Batizado de “IAC-Fantástico”, nova cultivar do Instituto Agronômico de Campinas produz folhas sem espinhos e é resistente à principal doença que ameaça a planta (foto: IAC)


Agência FAPESP – O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), apresentou o “IAC-Fantástico”, uma nova cultivar de abacaxi que não possui espinhos nas folhas e é resistente à fusariose, principal doença da cultura no Brasil.

A fruta contém polpa doce de tamanho mediano com baixa acidez, servindo tanto ao consumo in natura como à indústria de alimentos.

O desenvolvimento da nova modalidade começou em 1991 e contou com a participação de pesquisadores de outras instituições de pesquisa, como o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), o Instituto Biológico (IB) e o Polo Centro-Norte da APTA.

A primeira etapa do trabalho envolveu o cruzamento entre as variedades Tapiracanga (TP) e Smooth Cayenne (SC). Numa fase seguinte, foram selecionados descendentes utilizando como critérios a resistência à fusariose e a ausência de espinhos nas folhas.

O IAC pretende disponibilizar mudas naturais do novo abacaxi até 2013.

Mais informações: IAC

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Ver meu perfil completo

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog