"Adotar é tudo de bom"

Fãs do Diário Sertanejo

Cultura do girassol é apresentada em Congresso na PB

Girassol com aptidão para alimentos e biodiesel foi um dos temas de minicurso nesta segunda (7), no IV Congresso Brasileiro de Mamona e o no Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, que acontecem em João Pessoa, Paraíba.

No curso “Avanços tecnológicos na cultura do girassol“, o pesquisador da Embrapa Soja, Sérgio Luiz Gonçalves, explicou as características do girassol e perspectivas de cultivo. “Os congressistas poderão saber questões como clima e zoneamento, colheita e uso do girassol em sistemas agrícolas, além de manejo em termos de doenças, pragas, controle de plantas daninhas e nutrição”, diz.

Na oportunidade, o pesquisador da Empresa do RN (Emparn), Marcelo Lira, destacou que a pesquisa em rede de girassol no Nordeste foca a identificação de materiais promissores para a produção de biodiesel. Lira chama a atenção que a cultura do girassol para o Nordeste também pode ser usada como planta forrageira, devido à região ser carente de materiais com maior tolerância à seca. De acordo com os pesquisadores os materiais da Embrapa, o hibrido BRS321 e a variedade BRS324, lançados em maio deste ano, estarão disponíveis no mercado a partir de 2011. “Esses materiais têm ciclo de produção precoce com possibilidade de plantio em todo Brasil”, afirma Luiz Gonçalves.

Alem desse, outros 5 mini-cursos foram ministrados para 400 produtores, estudantes, empresários, pesquisadores e técnicos de diversos locais do Pais.

Mais informações: Odilon Reny (83) 99520579

About Me

Minha foto
Adriana Ferraz
Uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente e curiosa. Jornalista por formação e paixão!
Ver meu perfil completo

Rádio Comitivas

Peça sua música: radiocomitivas@hotmail.com

Deixe seu recado pra nóis...

"Arquivos do blog"

Prêmio Top Blog 2010

Prêmio Veja Blog